Minerais e Espeleoformas

    Património Natural

A Gruta da Ribeira do Cavalo é conhecida desde sempre pelas populações locais, situa-se perto da Ribeira que lhe dá o nome, GPS (38º 25.940 N, 09º 07.652 W), sendo uma cavidade cársica sujeita ao abrasão marinho. Apresenta uma sala com duas entradas uma a nível do mar e outra superior. 

Numa edição de Estudos Arqueológicos da Junta Distrital de Setúbal, é feita uma referência a espólio constituído por artefactos de pedra lascada e restos osteológicos humanos provenientes de uma gruta localizada nas proximidades da Ribeira do Cavalo. 

Na Carta Arqueológica do Concelho de Sesimbra de 1994, página 95 - Ref. Nº58 :

"A gruta, onde foram achadas as peças em questão, encontra-se junto ao mar (segundo o achador), mas não se sabe hoje qual seria.
O Achador foi um camponês, que entregou os materiais ao Drº Hernâni de Barros Bernardo, no Verão de 1939.
A Gruta estava muito obstruída, segundo informação do achador. Os materiais encontrados foram dois instrumentos de pedra lascada e falanges humanas. Apenas um dos artefactos foi submetido a estudo. Trata-se de um artefacto obtido (de um seixo espesso de quartzito,  ligeiramente achatado) por talhe bifacial apenas numa extremidade, que lhe determinou um contorno quase circular e pode considerar-se do Paleolítico Inferior (Pré-acheulense ?); mostra forte pátina eólica e seria um instrumento de utilização polivalente. " (Cunha Serrão, 1974)

Pode ter sido esta a gruta a que o achador indicava na sua descrição ?.

Texto: Orlando Pinto, 2014



Origem das fotografias: geocaching.com/geocache/GC1E568 

Bibliografia: Carta Arqueológica do Concelho de Sesimbra - E. Cunha Serrão - Câmara Municipal de Sesimbra - 1994