Minerais e Espeleoformas

    Património Natural

Cavidade cársica (13) situada no Promontório do Morro, GPS (m=112647 ; p=163137) foi descoberta em 2005 pelo NECA - Núcleo de Espeleologia da Costa Azul. Do ponto de vista espeleológico, trata-se de uma cavidade com desenvolvimento preferencial para Norte, apresentando uma sala de 14 m2 de área, sendo a progressão feita horizontalmente e sem desnível.

Possível interesse arqueológico, já que se situa na área da jazida Paleolítica de superfície do Promontório do Morro descoberta por G. Zbyszewski e O. da Veiga Ferreira, onde recolheram algumas dezenas de artefactos em quartzito, quartzo, sílex, dolerite e grés, em 1968 foram recolhidos mais peças por V. Jorge e E.Serrão. Na visita efectuada a quando das prospecções da nova carta Arqueológica, não foram recolhidos elementos que possibilitem uma datação.

Estatuto de protecção: Parque Natural da Arrábida.

Texto: Orlando Pinto, 2014


Bibliografia: O Tempo do Risco Carta Arqueológica de Sesimbra, M.Calado et al, 2009; Carta Arqueológica do Concelho de Sesimbra, E. Cunha Serrão - Câmara Municipal de Sesimbra - 1994; espeleologia-neca.blogspot.pt