Minerais e Espeleoformas

    Património Natural

Cavidade cársica, descoberta provavelmente durante a abertura da estrada EN 379-1, em meados do século XX , situada na Serra da Arrábida.

Do ponto de vista espeleológico trata-se de uma gruta implantada na cota dos 314 metros em calcários do Jurássico J1-2CL, formada por várias fendas, apresenta um desnível de – 6 metros, com uma área de cerca de 150 metros quadrados e um comprimento de 37 metros.  

Recentemente , 2012/2013 , foi revisitada pela equipa de espeleólogos da CAS - Carta Arqueológica de Setúbal, que executou o levantamento topográfico.

Note-se que na mesma estrada En 397-1, ao Km 24,5 numa tricheira M.T. Antunes recolheu artefactos líticos de quartzo e sílex, característicos do Paleolítico médio - Musteriense (M-T.Antunes et al., 1992) semelhantes às da Gruta da Figueira Brava. 

"O material lítico foi encontrado insitu. A posição no seio do depósito mostra que terá escorregado ao longo da encosta. Contudo, a frescura das arestas, a presença de esquírolas de talhe e a concentração de peças mostram que o local de fabrico se situava na proximidade imediata, talvez na pequena plataforma logo acima " (M-T.Antunes et al., 1992).

Do Espólio recolhido Estampa 1, destacam-se: Fig. 3 - Núcleo discóide com preparação parcial (quartzo). Fig. 4 - Denticulado sobre lasca de sílex (quartzo). Fig. 5 - Lasca, em bruto, de sílex.

Possível interesse arqueológico, esperemos que futuras explorações, venham reforçar a evidência da importante ocupação humana da região, já salientada pelo estudo da gruta da Figueira Brava, Lapa de Stª Margarida e outras.

Texto: Orlando Pinto, 2014



Origem das fotografias: Património Cavernícola da Arrábida Oriental - Agosto de 2013 - Vídeo realizado no âmbito da CAS- Carta Arqueológica de Setúbal ; Paleolítico médio em Galapos (Arrábida) 

Bibliografia: Património Cavernícola da Arrábida Oriental - Agosto de 2013 - Vídeo realizado no âmbito da CAS- Carta Arqueológica de Setúbal; Paleolítico médio em Galapos (Arrábida) M. T. Antunes, J. L. Cardoso, J. C. Kullberg, P. Legoinha - Centro de Estratigrafia e Paleobiologia da UNL, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Quinta da Torre, P-2825, Monte de Caparica, Portugal, 1992, sesimbrasubterranea.blogspot.pt