Minerais e Espeleoformas

    Património Natural

A Gruta do Meio é uma cavidade cársica situada no estremo Oeste do Cabo Espichel, e deve o seu nome ao facto de a sua localização ficar entre a gruta da Grande Falha e a gruta da Garganta do Cabo. Trata-se da segunda maior conhecida em Portugal ao Sul do Tejo.

Foi descoberta a 2 de Setembro de 2007 por uma equipa de espeleólogos do CEAE-LPN (Centro de Estudos e Actividades Especiais - Liga para a Protecção da Natureza), que realizava trabalhos de prospecção, na área da continuação dos estratos da parede exterior da gruta da Garganta do Cabo. A exploração da cavidade e respectivos trabalhos de desobstrução e levantamento topográfico levaram oito dias.

Gruta do Meio  


           Gruta da Garganta do Meio 

           Publicado por Rui Francisco - YouTube



Para chegarmos á entrada da gruta (uma segunda entrada para o sistema já foi localizada, mas carece de desobstrução) é necessário montar um esquema de rappel, que nos permita descer 36 metros na ravina formada pelos estratos do Jurássico Superior, que apresentam uma inclinação de cerca de 60º. Ultrapassado o buraco de entrada, deparamos com duas pequenas salas muito concrecionadas, no lado Este da segunda existe uma passagem estreita, parcialmente preenchida por sedimentos argilosos, que nos possibilita o acesso, em progressão semi-vertical ao tecto de outra sala, que por sua vez comunica com outras, a cerca de -10 metros do nível da entrada.

Numa destas galerias, existe uma rampa, com forte inclinação, que nos conduz a um sifão influenciado pelas marés, que provocam a existência de dois lagos, este sifão comunica com outro, que nos leva para nova rampa, mas agora no sentido ascendente até +46 metros, onde podemos observar várias galerias, com algumas salas de dimensões consideráveis e com excelentes espeleoformas.

Digamos que a gruta apresenta uma estrutura um tanto ou quanto labiríntica, de tendência descendente, perfazendo um desnível de cerca de 82 metros e depois volta a ascendente. A sua topografia envolveu um volume de 430 metros  e 2520 m2.

Não é de descartar a hipótese de se vir a descobrir comunicação entre esta gruta e a da Garganta do Cabo, dada a proximidade. Em 14 de Novembro de 2009 numa actividade conjunta CEAE / NEUA / AES / GES, efectuou-se um mergulho no lago principal da Gruta do Meio, verificando-se que após uma estreiteza a cerca de -2m a galeria desenvolve-se basicamente na vertical atingindo os 5 metros de profundidade, não tendo sido possível localizar continuação da mesma.


   


                    Slide Show - Momentos na Gruta do Meio

                   Publicado por O. Pinto em 25/02/2014 - YouTube

        




Texto: Orlando Pinto, 2014